Investimentos de infraestrutura no Brasil em 2020

A infraestrutura brasileira está começando a melhorar esse ano. Empresários e analistas do setor prevêem aumento de investimentos e sua origem será de maior parte do setor privado, uma tendência daqui pra frente.


No relatório anual de 2020, feita pela Associação Brasileira de Infraestrutura e da Indústria de Base (Abdib) as mudanças do governo favoreceram o setor, com a baixa interferência do governo na administração dos preços e o nível de reservas internacionais propiciaram um ambiente positivo para os investimentos no setor. Além disso, o presidente da Abdib, Venilton Tadini, está otimista com as expectativas do setor deste ano e reforça alguns pontos importantes que precisa mudar, como na harmonia do ambiente político para os investimentos estrangeiros  e na recomposição de investimento público na infraestrutura. 


De acordo com o Ministério da Infraestrutura, para as obras e ações prioritárias neste ano, “estão previstos 44 leilões nos quatro modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Além disso, a previsão é que mais de 50 obras públicas sejam entregues, o equivalente a cerca de uma obra por semana  e importantes ativos serão repassados à iniciativa privada. Serão sete rodovias, duas ferrovias, nove terminais portuários e 22 aeroportos, além da renovação antecipada de quatro concessionárias do transporte ferroviário de cargas. A expectativa, somente com os leilões do ano, é alcançar a meta de R$ 101 bilhões em investimentos.”


A retomada do crescimento do setor da infraestrutura no Brasil influenciará na competitividade externa e interna do país, na entrada de investimentos de empresas privadas e estrangeiras, com novas tecnologias e no aumento de empregabilidade para o incentivo de cursos profissionalizantes do setor, contribuindo para o padrão   do bem-estar da população brasileira.




Fontes: 


http://transportes.gov.br/ultimas-noticias/9373-minist%C3%A9rio-da-infraestrutura-apresenta-obras-e-a%C3%A7%C3%B5es-priorit%C3%A1rias-para-2020.html


https://www.abdib.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Relato%CC%81rio-Anual-2020.pdf


http://www.grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/investimentos-em-infraestrutura-vao-crescer-em-2020