As Vantagens da Automação Logística para as Empresas

A logística é a área que atende todas as atividades funcionais que envolvem os produtos desde sua produção até o consumo final. Atuando em um cenário cada vez mais competitivo, trabalhar com ferramentas que garantam vantagem perante a concorrência é primordial para a sustentabilidade de qualquer negócio. A automação logística é um dos melhores exemplos disso.

Com o grande volume de informações, transações e demandas para redução de custos e melhora da produtividade, a tecnologia se tornou essencial para os processos logísticos. 

A tecnologia é responsável por promover a automação logística desde a integração, organização e eficiência em diversos pontos da cadeia logística.

Nesse contexto, a automação logística passa a ser uma realidade nas empresas, dada a grande quantidade de benefícios ofertados por essa inovação. 

Confira os 7 benefícios que a automação logística pode trazer para as empresas 
 
1. Controle dos processos
Automatizar a operação logística é, sem dúvida, garantir uma total organização em todos os níveis da cadeia. Por meio de sistemas e softwares automatizados, a empresa recebe o apoio contínuo na hora de controlar cada etapa da cadeia logística, podendo mapear integralmente, se necessário, todos os processos nela envolvidos.

2. Redução sistemática de erros
Esse é um ponto crucial da gestão logística, visto que desde erros mais simples até falhas graves, todos devem ser eliminados, pois comprometem a satisfação do cliente final e a competitividade da empresa.

3. Redução dos custos
Esse, talvez, seja o ponto mais valorizado pelas empresas na hora de buscar alternativas para otimizar a logística. Notadamente um dos braços das organizações em que se concentram maior parte dos gastos, qualquer redução nos custos logísticos é sempre muito bem-recebida.

4. Alta integração e centralização de informações
O uso de plataformas automatizadas de gestão e softwares trabalham de forma integrada, permitindo aos responsáveis pelo setor e também para os seus colaboradores ter uma noção mais ampliada de tudo o que acontece.

5. Apoio na tomada de decisão
Outro aspecto estratégico da automação logística é sua capacidade de subsidiar de maneira mais confiável a tomada de decisão. Grande parte dos modernos sistemas de gestão e automação oferecem a possibilidade de criação de relatórios operacionais da empresa.

6. Reforço na cultura de inovação
Sabe-se o quão importante é manter a empresa alinhada às demandas do mercado. Hoje, a tecnologia é o maior exemplo delas. A demanda por uma atuação pautada em recursos inovadores, que entregam mais agilidade, comodidade e segurança aos clientes é extremamente alta.

7. Otimização na gestão de riscos
A gestão de riscos na logística é matéria de ordem no dia a dia de qualquer gestor. Contudo, com a automação logística, grande parte dos riscos envolvidos nos diversos processos e etapas são eliminados.

Empilhadeiras 
O setor logístico vem passando por uma onda de automatização no Brasil e a tendência do setor é receber mais investimentos nos próximos 5 anos. Transelevadores, transportadores contínuos, sorters, sistemas de separação automática, “shutte”, “A Frames” estão mais populares nas empresas brasileiras e, neste cenário, soluções tradicionais também se transformam para competir nesta nova realidade. 

Muito se fala nas empilhadeiras automaticamente guiadas, mas, por diversas razões, elas não ganharam espaço nas operações de movimentação e armazenagem (intralogística). 

Softwares para Empilhadeiras AGVs: A tecnologia para automação de empilhadeiras “convencionais” se apoia basicamente em dois tipos de softwares: softwares de gerenciamento da operação e softwares de navegação

Software de gerenciamento da operação: Os softwares de gerenciamento de AGVs são responsáveis pela gestão de todos os veículos (empilhadeiras) automáticos de acordo com as ordens de serviço estabelecidas pelo sistema.

Softwares de gerenciamento de empilhadeiras automaticamente guiadas garantem o controle de cada veículo no sistema, visando uma operação com alta produtividade e segura na fábrica ou armazém. 

Softwares de navegação: Toda a tecnologia para telemetria de equipamentos de movimentação em fábricas e armazéns possibilita a geração de uma infinidade de dados.

Os softwares de navegação para veículos automaticamente guiados são empregados para o controle e navegação de empilhadeiras em um determinado layout.

Com esse softwares, as empilhadeiras são capazes de se deslocar com precisão em corredores estreitos e posicionar cargas paletizadas em estruturas porta-paletes ou em outras soluções de estocagem.
 
 Conheça a linha completa de empilhadeiras da Brasif. Seja atendido por uma equipe altamente qualificada, que apresentará a melhor solução para a sua operação.