Planos de Manutenção

Manutenção. Eis uma palavra que evoca senso de importância em qualquer pessoa, da dona de casa preocupada com a harmonia do lar ao mais alto escalão executivo de decisão. O problema é que, para o senso comum, a definição do termo fica sempre em alguma variação de “consertar o que quebrou”, o que faz todo sentido para um cenário mais doméstico ou pessoal, mas deve passar bem longe quando estamos falando de uma aplicação profissional.

A ABNT, por meio da NBR 5462 de 1994 define Manutenção como “conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial como um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor”. Só pela definição dá para perceber que Manutenção precisa ter muito mais a ver com planejamento do que com conserto. Na verdade, a Manutenção Corretiva ou em outras palavras, arrumar o que quebrou, é normalmente a menos indicada dentro de um programa.

Há outra modalidade de Manutenção que, se aplicada corretamente, pode tornar muito menos frequentes e dramáticas as necessidades de reposições e correções. Estamos falando da Manutenção Preventiva, onde acontece a intervenção em um momento pré-programado que visa aumentar a eficiência dos fluxos de trabalho, evitar paradas não programadas e garantir que os equipamentos estarão disponíveis e operando em alta performance.

A presença de um parceiro que possa suportar o cliente com este planejamento não só serve como uma proteção ao investimento mas também como garantia de que o fluxo de trabalho vai continuar da forma menos traumática possível, mesmo na eventualidade de um sinistro.

Levando isto em conta, a Brasif Máquinas desenvolveu seu Plano de Manutenção para oferecer flexibilidade dentro da especificidade de cada negócio de seus clientes. Começando pela modalidade ‘Full’, que é o serviço de gestão da manutenção, com técnicos da Brasif alocados dentro da estrutura operacional do cliente. Além disso, nessa modalidade o custo das peças é fixo e estão inclusos treinamento operacional e monitoramento à distância dos equipamentos.

Outra modalidade é a Manutenção ‘Flex’ que oferece consultoria técnica periódica e manutenção preventiva. Também são oferecidos nessa modalidade a análise de fluídos e do consumo de combustível e, claro, o treinamento da equipe operacional.

Portanto, o Plano de Manutenção Preventiva Brasif engloba todas as atividades preventivas, verificação de alertas e códigos de falhas e check-list nas visitas preventivas. Este plano é sub dividido em três categorias (Ouro, Prata e Bronze) que oferecem diferentes benefícios e coberturas. 

Com estas ofertas de planos, a ideia é proteger o investimento dos nossos clientes e aproximar o relacionamento entre a Brasif Máquinas e sua base instalada, seja qual for a disponibilidade do cliente. Afinal de contas, nosso objetivo é ajudar o seu negócio a prosperar e é exatamente assim que queremos que continue.